terça-feira, 2 de junho de 2015

REGULARIZAÇÃO É PARA PARCELAMENTO. CONDOMÍNIO FECHADO HORIZONTAL NÃO EXISTE NO DF



A Lei´6766/79 que rege a regularização no Brasil é federal.  Segundo ela, todo parcelamento aprovado se torna um bairro da cidade, aberto e público. Não há no Brasil uma lei de condomínios fechados horizontais.  Há legislações municipais que garantem os muros e portarias e por isso mesmo são locais e foram editadas antes da Constituição de 1988.  

A legislação existente hoje sobre o tema abraça somente os chamados condomínios edílicos, ou seja, os formados por prédios construídos por diversas unidades com áreas privativas e comuns.

No Distrito Federal, a Lei Distrital complementar 710/2005 estabeleceu regras para condomínios fechados horizontais. Mas a legislação foi questionada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e, atualmente, está em análise no Supremo Tribunal Federal.

Dessa forma, a regularização de qualquer loteamento deve respeitar a legislação em vigor: a 6766/79. Nela estão estipulados equipamentos públicos de uso comum, equipamentos de uso urbano. 

Segundo os técnicos da empresa ARIA, em reunião realizada em 31 de maio com os cooperados, o condomínio Verde dificilmente deixará seu caráter particular por causa de suas fronteiras naturalmente protegidas pelos córregos e matas ciliares. Eles lembraram ainda que outros parcelamentos já regularizados permanecem com seus muros e portarias. 

Por isso, informe-se, conheça a planta com o novo plano de uso e ocupação do Verde e saiba como pode ficar o parcelamento do Verde. A planta está disponível no salão de jogos ao lado da sede administrativa da Cooperativa do Projeto Condomínio Verde. Além da planta apresentada pela empresária ARIA estão as plantas feitas pela Coeplan, em 2000; e pela Geológica, em 2009; para efeito comparativo. 

A planta da empresa ARIA apresenta uma legenda de cores que indicam lotes com restrição, lotes com áreas não edificantes, lotes sem restrição, novos lotes, equipamentos públicos urbanos, etc. Essa planta será enviada também por e-mail aos cooperados. Quem tiver dúvidas, pode preencher as fichas que também serão enviadas por e-mail. 

No dia 09 de junho, os técnicos da ARIA ficarão na cooperativa das 17h às 22h para esclarecimentos de dúvidas. A Assembleia está prevista para 21 de junho. Mas a AGE pode ficar aberta, sem que haja decisão, até que todos cheguem a um consenso sobre o plano. Informe-se, debata, amadureça a ideia de um Verde legal. 

Escritura na Mão

Nenhum comentário:

Postar um comentário