segunda-feira, 4 de maio de 2015

GDF DEBATE REGULARIZAÇÃO DAS TERRAS DO DF NA CÂMARA LEGISLATIVA



O secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, esteve na terça-feira (28/04) na Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CAF). O secretário explicou o planejamento para regularização das áreas do território no DF. 

Thiago de Andrade expôs os principais entraves para a regularização fundiária. Segundo ele, “o DF vem passando por um crescimento demográfico acelerado, mais que o dobro da média nacional. Nesse cenário, o Estado vem andando a reboque desse crescimento, tentando colher o leite derramado, que são as invasões e a grilagem de terras”. 

Levantamento da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) aponta 302 processos de regularização tramitando no GDF, divididos em Áreas de Interesse Social (Aris) e Áreas de Interesse Específico (Arines). No Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), estão previstos 29 setores habitacionais de regularização. 

O secretário disse aos deputados distritais que “a Segeth trabalha com quatro frentes para dar celeridade aos processos: a primeira é a mediação das questões das Áreas de Interesse Específico com o Ministério Público; a segunda é a interlocução com a CAF; a terceira é a reconfiguração da política de participação social, com a criação do Conselho Consultivo; e a quarta é a criação da Central de Aprovação de Projetos (CAP) que cuida dos trâmites do dia-a-dia junto a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) e a Terracap”. 

Os líderes comunitários também participaram da reunião e reclamaram da lentidão nos processos de regularização. O presidente da Associação Comercial do Jardim Botânico, Flávio Oliveira, reclamou da fiscalização realizada pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), “o mesmo governo que não cumpre a ação de regularizar as terras, persegue aqueles comerciantes e moradores que não têm alternativa”. 

O secretário de habitação prometeu celeridade nos processos. Ele informou que o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) passou a ter reuniões quinzenais, sempre nas segundas e quartas quintas-feiras do mês. O Conplan tem por finalidade formular, estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal. Tem função consultiva e deliberativa. 

Segundo a presidente da CAF, deputada Telma Rufino (PPL), outras reuniões serão realizadas entre a comissão e a secretaria para acompanhamento dos trabalhos. 

Escritura na Mão

Nenhum comentário:

Postar um comentário