quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PARTICIPAÇÃO EM ASSEMBLEIAS DE FORMA CONSCIENTE É A SAÍDA PARA MUDANÇA


A Assembleia Geral é o fórum adequado para as mudanças dentro do Condomínio Verde. A reunião dos moradores (cooperados), que tomam as decisões por meio de votações, é soberana. Isto quer dizer que a decisão tomada, de acordo com o estatuto e dentro das leis vigentes no país, deve ser obrigatoriamente cumprida pela direção da Cooperativa.
Por isso é fundamental que o morador (cooperado) participe das assembleias de forma consciente, isto é, leia o estatuto e entenda que o Verde, na realidade, é uma Cooperativa e não somente um condomínio.

COOPERATIVA X CONDOMÍNIO

                Como cooperativa, o Verde tem um objetivo definido, implantar e regularizar o projeto condomínio Verde. Esse deve ser o principal foco dos associados e da direção eleita. Todas as decisões tomadas devem levar em conta esse objetivo.
                Segundo a lei, a direção da cooperativa deve ser exercida por cooperados, a fiscalização (Conselho Fiscal) também. E todos os cooperados devem fiscalizar o que está sendo feito na cooperativa. Todos os associados são responsáveis pelo empreendimento. 

REGULARIZAÇÃO X MELHORIAS NO VERDE

                Qualquer melhoria no Verde passa pela regularização. Para fazer qualquer obra dentro do condomínio são necessárias licenças emitidas pelos órgãos do governo. E isso depende do andamento do processo de regularização.
                Segundo a legislação, o condomínio não precisa estar regularizado para conseguir tais licenças. Mas precisa dar andamento a entraves ambientais e administrativos que embargam as melhorias que os moradores querem ver implantadas aqui. Um desses entraves é a outorga de águas pluviais. O condomínio não tem ainda tal outorga que é uma das chaves para as licenças ambientais. A outorga já foi providenciada com a contratação da empresa Hidrológica, financiada por todos os moradores de novembro de 2013 a junho de 2014. O processo elaborado pela empresa já está sendo analisado pela Agência de Águas do Distrito Federal.

LICENÇA PRECÁRIA PARA RECUPERAÇÃO DE RUAS

                No ano passado, a administração conseguiu junto ao Governo do Distrito Federal uma licença precária para recuperar as ruas do Condomínio e pavimentar as que ainda são de terra.
                Tais melhorias foram discutidas em assembleias realizadas no ano passado e em 2014. Em uma delas ficou decidido que quem ainda mora em rua de terra terá prioridade nas obras. Os detalhes das obras, como custo, asfalto ou bloquete, deveriam ser decididos após a prestação de contas da administração, em Assembleia Geral Ordinária do dia 30 de março de 2014, que não ocorreu por falta de quórum.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

                A Assembleia Geral Ordinária é a única obrigatória no Estatuto e na Lei do Cooperativismo. É nesta assembleia que os cooperados decidem sobre a prestação de contas apresentadas pela direção, sobre o parecer do Conselho de Fiscalização com relação aos atos administrativos e financeiros praticados pela direção . E é nesta reunião que os moradores discutem e votam os planos de atividades da cooperativa.
                Mas na reunião deste ano, apenas sete cooperados compareceram a AGO, para dar quórum eram necessários 10 cooperados. Ou seja, a AGO não foi realizada por total falta de interesse da própria comunidade.   

PARTICIPAÇÃO NAS ASSEMBLEIAS

                Para participar das assembleias o cooperado deve estar em dia com a taxa de administração. Mesmo que o cooperado não concorde com a taxa, para mudá-la é preciso pagá-la. O cooperado só consegue mudar algo votando em assembleia.
                O Estatuto é o norte da Cooperativa, qualquer ação decidida em assembleia que esteja em desacordo com o estatuto ou com as leis vigentes no país pode ser contestada e anulada. Por isso, o morador deve conhecer o estatuto.
                Exija da direção a realização de assembleias com pautas de interesse dos moradores. Informe-se sobre a cooperativa, exija da direção uma comunicação eficiente sobre os assuntos que serão discutidos em assembleia, antes da realização da reunião.
                No início da assembleia, exija regras claras do plenário e da mesa, de acordo com o estatuto e com a lei do cooperativismo, para que a assembleia tenha um bom nível de debates concentrados na pauta da reunião.
                Por fim, participe, informado e consciente para que ocorra a mudança. 

Escritura na Mão

Nenhum comentário:

Postar um comentário