quarta-feira, 14 de agosto de 2013

COOVERDE PODE OPTAR POR PROJETO SUSTENTÁVEL DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS



O especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Marcos Airton Freitas, que também é cooperado e futuro morador do Condomínio Verde, explicou que o Condomínio pode optar por fazer um projeto sustentável de drenagem de águas pluviais.  O projeto é uma das exigência da Agência Reguladora de Águas do Distrito Federal (ADASA) para liberação da outorga de lançamento de águas pluviais, um dos entraves do processo de regularização do Condomínio Verde.

Segundo o especialista, os projetos convencionais têm por objetivo reduzir a quantidade de água e filtrar os sedimentos em grandes obras com canais e condutos que centralizam os excessos de água na jusante (o lado para onde se dirige a corrente de água) com a necessidade de construção de barragens. 

Marcos explicou que um projeto sustentável leva em consideração o controle do escoamento o mais próximo possível de onde a água da chuva atinge o solo sem impactar a jusante. Segundo ele, o modelo sustentável propõe medidas com técnicas inovadoras como pavimentação com bloco vazado no lugar de asfalto, telhados verdes e canais abertos com vegetação para atenuar as vazões de pico e reduzir a concentração de poluentes nas águas de chuva.  As casas também podem adotar calhas que desemboquem em reservatórios nos quintais que podem acumular a água a ser reutilizada posteriormente em jardins. 

Integrantes da Comissão de Regularização consideram que a empresa que será escolhida em Assembleia para realizar o projeto de drenagem de águas pluviais do Condomínio Verde deve levar em  consideração um projeto sustentável. 

Escritura na Mão

Nenhum comentário:

Postar um comentário